10 de julho de 2009

ESTUDANTES BRASILEIROS PARTICIPAM DA 50a. OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA NA ALEMANHA

Os jovens matemáticos mais talentosos de todo o mundo participarão da 50ª. Olimpíada Internacional de Matemática – IMO –, a ser realizada naJacobs University of Bremen, na cidade de Bremen – Alemanha entre osdias 14 a 21 de julho próximo. Os estudantes deverão desenvolversoluções elegantes e criativas na tentativa de resolver difíceisproblemas matemáticos e assim conquistar medalhas de Ouro, Prata, ouBronze. Os organizadores esperam para este ano a participação de cercade 600 estudantes de 104 países.
A Olimpíada Internacional de Matemática é a competição mais importante e de mais alto nível para estudantes de ensino médio com não mais de 20 anos de idade. A competição é realizada a cada ano em um país diferente, sempre durante o mês de julho. Em cada um dos dois dias de competição, os estudantes terão quatro horas e meia para resolver uma prova de três problemas de matemática, previamente selecionados por um júri internacional, os quais abrangem disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória.
O Brasil será representado por uma equipe de seis estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM – os quais foram aprovados num rigoroso processo de seleção. A equipe brasileira é liderada pelos professores: Carlos Yuzo Shine de São Paulo – SP e Ralph Costa Teixeira do Rio de Janeiro – RJ.

Conheça a equipe brasileira
Henrique Pondé de Oliveira Pinto de Salvador – BA (atualmente estuda em São Paulo)
Renan Henrique Finder de Joinville – SC (atualmente estuda em São Paulo)
Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales de Salvador – BA (atualmente estuda em São Paulo)
Davi Lopes Alves de Medeiros de Fortaleza – CE
Marco Antonio Lopes Pedroso de Santa Isabel – SP
Matheus Secco Torres da Silva do Rio de Janeiro – RJ
BRASIL E O HISTÓRICO DE MEDALHAS NA IMO
O Brasil participa desta importante competição desde 1979 conquistando desde então um total de 81 medalhas, sendo 7 de ouro, 18 de prata e 56 de bronze.
A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.
Informações:* Nelly Carvajal
Assessoria de Imprensa da Olimpíada Brasileira de Matemática**
site: www.obm.org.br

Nenhum comentário: