10 de julho de 2009

Apodiense Jackson Emmanuel é destaque

Leia a reportagem do Jornal Tribuna do Norte e veja o destaque Jackson Emmanuel da Escola Lourdes Mota de Apodi.

Estudante potiguar estará na Olimpíada Internacional de Física


24/05/2009 - Tribuna do Norte

Pela primeira vez em 40 anos, um estudante potiguar vai disputar a Olimpíada Internacional de Física, a ser realizada entre os dias 12 a 19 de julho, no México. Quem conseguiu este “feito” foi o natalense Márcio Paiva, 16 anos. O adolescente vai representar o Brasil junto com outros quatro alunos do ensino médio, representantes dos estados de Pernambuco, Ceará e São Paulo.
Discreto, objetivo e muito cauteloso com as palavras, Márcio Paiva
Filho preferiu não falar sobre suas habilidades pessoais, durante a entrevista concedida por telefone à TRIBUNA DO NORTE. O pai do estudante, entretanto, não poupou elogios e justificou que a conquista é fruto de muito esforço. “O Márcio sempre foi aplicado e consegue estudar sozinho, é praticamente autodidata. Ele sempre estudou à frente da matéria que o professor ensina na escola”, assegurou o pai Márcio Paiva.
Márcio Filho entrou na disputa para a Olimpíada Internacional graças à medalha de prata conquistada na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2007, quando cursava o 1º ano no Colégio Ciências Aplicadas. A partir daí, colocado entre as melhores 40 médias do país, passou o ano de 2008 em estudos e seletivas. A última foi em São Paulo, entre os dias 27 de abril e 03 de maio, quando só restavam 13 dos 40 concorrentes. Após provas teóricas e de experimentos práticos, o resultado de que Márcio estaria entre os 5 representantes do país na Olimpíada Internacional de Física veio para orgulhar os potiguares.
A partir de agora, a meta do grupo é se dedicar aos estudos para trazer o título da competição para o Brasil. “Ainda não recebi informações oficiais, mas com base nos outros anos, acredito que cada um continue estudando sozinho e se reúna apenas na semana que antecede a competição”, explicou Márcio Filho.
Independente do resultado, a próxima meta de Márcio para quando voltar da olimpíada já está traçada: ser aprovado para o curso de engenharia no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). “Se eu não passar, penso em algum curso na UFRN”, completou. Por causa deste objetivo, Márcio atualmente estuda no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza/CE, instituição tradicional em aprovar alunos no ITA. Mesmo assim, o estudante vai continuar na olimpíada como representante do Rio Grande do Norte, já que foi aqui no Estado onde estudou toda sua vida acadêmica, e onde fez o processo seletivo.
A parceria entre o aluno e a escola, segundo o estudante, é importante no alcance de bons resultados. “Depende um pouco da habilidade pessoal, mas o professor pode influenciar muito”, assegurou. Além disso, mantém a dedicação necessária. “Sou mais caseiro, até porque preciso estudar. Se sair demais, não dá”, afirmou Márcio. Os resultados estão nas medalhas: 1º lugar na Olimpíada de Química do RN (2008), 2º lugar na Olimpíada de Matemática do RN (2008), 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Física de 2007, e 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Física de 2008.
Mesmo diante da importância dos títulos, o coordenador regional da OBF lembra que o objetivo do projeto não é puramente a disputa. É, principalmente, disseminar o ensino/conhecimento da física, despertando, inclusive, novas vocações, além de avaliar o ensino oferecido no país.

Rio Grande do Norte mostra avanços
O Rio Grande do Norte tem o menor número de inscritos do Nordeste na Olimpíada Brasileira de Física, que é a principal seletiva para a disputa internacional. Apesar da estatística desanimadora, o número de inscritos e - o melhor - de medalhistas cresceu no último ano. Só para se ter uma ideia, na Olimpíada Brasileira de 2007, o RN alcançou apenas uma medalha de prata e uma menção honrosa. Em 2008, foram o dobro de inscrições (2.500) e 10 títulos conquistados: 1 medalha de ouro, 1 de prata, 4 de bronze e 4 menções honrosas.
Tanto a medalha de prata de 2007, quanto a de ouro de 2008 foram conquistadas por Márcio Filho. Outro destaque é o estudante do 9º ano Jackson Emmanuel Lucena. Dentre os primeiros colocados no Estado, ele é o único que estuda na rede pública de ensino. Atualmente é aluno da Escola Municipal Profa. Lourdes Mota, em Apodi.
O coordenador regional da Olimpíada Brasileira no RN, Adriano de Sousa, avalia que a participação ainda é pequena pela falta de divulgação das olimpíadas. “Os professores também precisam assumir seu papel enquanto disseminadores do conhecimento”, completou. Nesse sentido, o coordenador tenta incentivar ao máximo, fazendo visitas e palestras a escolas na capital e no interior do Estado. Quanto ao fato de os alunos potiguares, em sua maioria, sequer alcançarem a segunda fase da olimpíada, Adriano Sousa destaca que este é um problema que vem da base do ensino. Além disso, citou a falta de investimentos em laboratórios de física nas escolas e de didáticas mais “sedutoras”, que mostrem a física no cotidiano e na sua aplicabilidade.
Serviço:
Os professores e/ou escolas interessados em obter maiores informações sobre a OBF 2009, podem entrar em contato através do email: aosousa@dfte.ufrn.br. O credenciamento de professores vai até 13 de agosto. Já as provas, realizadas em três fases, começam em 22 de agosto. O resultado final será divulgado em 18 de dezembro de 2009.


Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=110331

Nenhum comentário: