26 de julho de 2009

Dia dos Avós

26/07 - Dia dos Avós
Às vezes eles ficam um pouco esquecidos, deixados de lado, mas hoje é dia de prestar homenagem a eles, que são "pais duas vezes". Se você ainda tem avô ou avó, este é o momento para um abraço especial. Para quem não sabe, 26 de julho é o Dia dos Avós, data escolhida por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus Cristo.
A figura dos parentes mais velhos e grisalhos que nos enchem de mimos permanece, mas será que hoje o papel deles ainda é o mesmo? Com a chegada da modernidade, qual a função dos avós na educação dos netos?
Para a psicanalista e psicopedagoga do Espaço Apprendere Mônica Donetto Guedes, colunista do Bolsa de Mulher, os avós são figuras importantes para as crianças: "A casa do vovô e da vovó no imaginário infantil pode ser vista como a 'casa encantada dos contos de fada'. Ainda que não se tenha tempo para fazer os bolinhos-de-chuva de antigamente, a avó moderna precisa construir dentro das suas possibilidades esse lugar gostoso, de acolhimento, um refúgio prazeroso que reconforta as crianças", afirma.
Segundo Mônica, não há um único modelo de avós nos tempos atuais. Existe, por exemplo, aquelas que assumem a maternidade no lugar de suas filhas, seja por causa de episódios de gravidez na adolescência, seja por falta de estrutura financeira ou emocional das mães, que decidem ter filhos sem conseguirem exercer verdadeiramente a função de criá-los.
Há, ainda, avós que cuidam dos netos quando os pais da criança trabalham. "A dificuldade que alguns deles encontram aí tem a ver com os limites, quando não conseguem se colocar neste lugar de ser apenas avô ou avó e interferem no processo de criação e formação dos netos. Além dos conflitos causados com os pais, podem deixar a criança confusa", esclarece Mônica. Neste caso, é preciso deixar claro quem são os principais responsáveis pela educação em casa. "Os avós precisam entender que este papel cabe aos pais. Se a criança vive com seus pais e está submetida a regras determinadas por eles, os avós precisam segui-las, e não desautorizá-los", indica a psicanalista.
É necessário manter fortes os vínculos entre avós e netos. "Como qualquer outro adulto que está envolvido com a criança, os avós precisam ser uma referência. Devem respeitar e ensiná-la a respeitar, ter um tempo para escutá-la e valorizar o que ela tem a dizer. Os avós costumam escutar a criança com menos angústia e ansiedade do que os pais, pois o envolvimento é diferente", defende Mônica, ressaltando que os avós podem ser ótimos companheiros e até confidentes dos netos.
Na atualidade, temos mulheres e homens ainda jovens e já com netos. "Talvez esta seja uma grande vantagem. Como estão mais ativos e antenados, os avós modernos podem se sentar ao lado das crianças e jogar videogame, por exemplo. Mas seja fazendo bolinhos-de-chuva ou levando o neto ao shopping para jogar, não importa. O que interessa mesmo é o valor do afeto nesta relação", conclui a psicanalista.

Vovós modernas

De fato, a modernidade proporcionou àqueles que chegam à terceira idade diferentes opções de estilo de vida. A psicóloga Jacqueline Marangoni, da Universidade de Brasília (UnB), afirma que a visão de "avós de açúcar", responsáveis apenas por cuidados eventuais e oferecimento de carinhos e mimos aos netos está se tornando cada vez menos comum. "Os novos avós assumem ativamente responsabilidades perante a família, indo ao encontro da construção de uma inovadora experiência de envelhecimento", destaca.
Jacqueline é autora do estudo "Meu tempo, seu tempo" sobre a relação entre avós e netos no contexto contemporâneo. Entre as causas desta mudança de papel em muitas famílias, ela destaca estão a inserção da mulher no mercado de trabalho, o aumento da expectativa de vida, a intensa circulação de informações e as inovações tecnológicas.

Fonte: http://msn.bolsademulher.com/familia/materia/Dia_dos_avos/39657/1

Nenhum comentário: