4 de julho de 2010

Medalhas de Ouro, Prata e Bronze para o Brasil na XXI Olimpíada de Matemática do Cone Sul‏

*Medalhas de Ouro, Prata e Bronze para o Brasil na XXI Olimpíada de Matemática do Cone Sul*
*Águas de São Pedro – SP
13 a 19 de junho de 2010*
O Brasil teve um excelente resultado na 21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que aconteceu até o dia 19 de junho na cidade de Águas de São Pedro, SP, * *conquistando 4 medalhas. O estudante João Lucas Camelo Sá de Fortaleza – CE conquistou uma medalha de Ouro, enquanto Gabriel Militão Vinhas Lopes também de Fortaleza – CE e Maria Clara Mendes Silva de Pirajuba – MG ganharam medalhas de Prata. Caíque Porto Lira de Fortaleza – CE ficou com o Bronze.
A Olimpíada de Matemática do Cone Sul é uma competição internacional da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de até 4 estudantes que não tenham feito 16 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada e dois professores. Este ano a competição contou com a participação de 32 estudantes representando as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
O objetivo da competição é proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino médio de diversos países latinoamericanos.
As provas foram realizadas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas em 4 horas e meia de prova. Todos os integrantes da equipe brasileira conquistaram medalhas.
*Breve Histórico*
A primeira Olimpíada de Matemática do Cone Sul foi realizada na cidade de Montevidéu, Uruguai em 1988, contando com representantes de apenas quatro países. Esta é a quarta vez que a olimpíada é realizada no Brasil. Anteriormente, as cidades de Petrópolis – RJ (1993), Salvador – BA (1998) e Fortaleza – CE (2002) já haviam sediado o evento. Desde sua primeira participação no certame o Brasil já conquistou um total de 77 medalhas, sendo 19 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze.
A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).
*Para mais informações, favor contactar:*
Nelly Carvajal – Assessoria de Imprensa
Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel. (21) 25295077 / (21) 93979438
e-mail: obm@impa.br

Nenhum comentário: