22 de julho de 2010

Jovens criam escola para formar campeões de matemática e física em Santa Isabel (SP)

GIULIANA MIRANDA

ENVIADA ESPECIAL A SANTA ISABEL

Com menos de 50 mil habitantes, a cidade de Santa Isabel (a 58 km de SP) foi destaque nas últimas olimpíadas nacionais de matemática e de outras disciplinas. O sucesso é resultado do trabalho de dois irmãos que criaram um curso preparatório especializado na competição.

O OSI (Olímpicos de Santa Isabel) é iniciativa de Álvaro, 16, e Marco Antônio Lopes Pedroso, 18. Nas férias de 2008, os dois --somam mais de cem premiações no Brasil e no exterior-- criaram uma maneira de ajudar os talentos de sua cidade natal.

Em dois anos, o grupo já conquistou 160 premiações, entre medalhas e menções honrosas.

As aulas, aos sábados e domingos de manhã, são em salas cedidas pela Escola Estadual Professora Gabriela Freire Lobo.

Atualmente, 120 alunos (a maioria da rede pública) estão no projeto, que é dividido em dois módulos para alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio.

"Sinto muito orgulho do curso, que se tornou bem maior do que eu imaginava", disse Marco, que cursa o primeiro ano de engenharia elétrica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

No ano passado, ele conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, na Alemanha, em uma disputa com estudantes de todo o mundo.

Os irmãos se revezam no comando das turmas. Seis alunos do ITA, que também concorrem em olimpíadas, ajudam a tocar o projeto.

Todo o trabalho é voluntário. As despesas fixas, de aproximadamente R$ 700 por mês, são bancadas por Teresinha e Antônio Pedroso, pais dos campeões.

"Queremos dar a outros jovens as mesmas oportunidades", afirma Teresinha, que é arquiteta e uma espécie de coordenadora do OSI.

Além das medalhas, as instituições que organizam olimpíada costumam bancar todas as despesas dos jovens --incluindo passagem, hospedagem e alimentação.

A trajetória dos dois irmãos --que ganharam bolsas de estudo no colégio Etapa de São Paulo-- estimula outros alunos. No último processo seletivo para entrar no grupo, 765 jovens se candidataram.

"Devo tudo ao esforço do Marco e do Álvaro. Eles me inscreveram nos concursos, acreditaram em mim", afirmou Paloma Clementino, 15, medalha de ouro na última OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e bolsista do colégio Objetivo.



Alessandro Shinoda/Folhapress

Irmãos criam curso preparatório especializado em formar campeões de física e matemática em olimpíadas


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/770837-jovens-criam-escola-para-formar-campeoes-de-matematica-e-fisica-em-santa-isabel-sp.shtml

Nenhum comentário: