11 de fevereiro de 2010

Por causa de um certo reino...


Seguindo o exemplo de tantos amigos que criaram seus espaços virtuais para a expressão de idéias e pensamentos, estou também criando o meu. O título foi inspirado na canção BALADA POR UM REINO de Pe. Zezinho, de quem sou exageradamente fã. O autor da canção apresenta um certo como reino como a causa de uma busca, de uma caminhada, de uma vida.
Ele não descreve exatamente o reino, mas o coloca como principio inspirador para o sair de si, para o lançar-se ao mundo. A busca por um certo reino é apresentada como a causa da existência, o objeto dos sonhos e esperanças do autor, é a meta da sua vocação.Sempre ouvi falar de um certo reino, mas me falavam de um modo muito abstrato, de algo muito distante. Me diziam que era certo e verdadeiro aquele reino, mas não era um reino para o agora.
Me apresentavam um reino muito bonito, mas para o além. E eu me encantava com as descrições que me faziam e comecei a sonhar com ele. Me apaixonei por aquele reino e aos poucos fui vendo que não dava para esperar tanto. Assim, descobri que aquele reino poderia ser antecipado, ou seja, começar já agora nesta vida. E descobri pessoas que fizeram isso, que anteciparam aquele reino, mostraram com a vida, como o exemplo que o reino do sonhos pode começar ainda nesta vida, na materialidade da nossa existência, não como consumação, mas como antecipação. escobri que é possível experimentá-lo ainda na terra e trabalhar para essa antecipação.
Aprendi que falar daquele reino apenas na perspectiva futura seria um ‘brincar de Deus’, um comodismo, uma justificativa para aceitar e legitimar as estruturas perversas que ferem a dignidade humana. Vi que aquele reino não combina com a imposição colonizadora do capitalismo selvagem, que fere e mata milhares de vidas a cada dia. Não se pode anunciar a justiça sem denunciar a injustiça e sem lutar contra as causas dos males que afligem nossa gente.
Abraçar aquele reino é comprometer-se, é assumir a causa do amor! Não cheguei a estas conclusões através de leituras e estudos, mas sim pelo testemunho de homens e mulheres de coragem que disseram NÃO ao comodismo e ao faz-de-conta, que conciliaram oração com ação e mostraram que é possível antecipar aquele reino.Graças a Deus o nosso país gerou grandes ‘antecipadores’ do reino, como Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Aloísio e Dom Ivo Lorsceheider, Dom José Maria Pires, Dra.Zilda Arns e muitos outros... estas brilhantes figuras humanas fizeram aumentar minha paixão pelo reino e a certeza de que podemos antecipá-lo.
Eles amaram sem medida a Deus que não se vê no irmão que se vê.Parafraseando Pe. Zezinho, digo com convicção que é por causa de um certo reino que vejo sentido para a minha vida, sinto motivações para caminhar. É por causa de um certo reino que tenho esperança e fé. É por causa de um certo reino que acredito num mundo melhor. É por causa de um certo reino que acredito na justiça, na paz e na fraternidade e no amor.
É por causa de um certo reino que acredito na harmonia entre as pessoas. É por causa de um certo reino que sonho com uma vida melhor para todos e acredito que reino de Deus pode começar agora, no hoje da história, na verdade quando criarmos uma nova história, sem os estigmas colonizadores e opressores, uma historia baseada no respeito à vida e à dignidade das pessoas.
Francisco Cornelio Freire Rodrigues ( seminarista)
Acesse:http://porcausadeumcertoreino.blogspot.com
Diocese de Mossoró.



Fonte: http://erivanmorais.zip.net/

Nenhum comentário: