20 de setembro de 2013

Estudantes brasileiros disputam a Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Competição será realizada no Panamá, reunindo competidores de 22 países.

Estudantes brasileiros enfrentam um novo desafio entre os dias 22 e 28 de setembro, quando será disputada, na capital do Panamá, a Olimpíada Ibero-americana de Matemática.  A competição, que já está na sua 28ª edição, terá ainda a participação de 22 países.

Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Reis (PE), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Franco Matheus de Alencar Severo (RJ) formam o time brasileiro. O grupo, considerado veterano em competições de matemática, conquistou este ano três medalhas de prata e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), realizada na Colômbia, assegurando para o país a 28ª posição entre 97 nações participantes.  

Os jovens serão acompanhados pelos professores Eduardo Wagner (RJ) e Pablo Ganassim (SP), que terão a função de corrigir e defender o trabalho dos estudantes ante o tribunal internacional de coordenação.

Para fazer parte da equipe, os candidatos devem ter como pré-requisito um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) para, em seguida, participarem do processo de seleção que inclui a resolução de listas de exercícios, além de uma bateria de provas seletivas. Os quatro alunos mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

A competição
Cada competidor fará duas provas de matemática marcadas para acontecer nos dias (24) e (25). As provas, que têm uma duração de quatro horas e meia, em cada dia, exigem dos concorrentes habilidades nas disciplinas da álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. Durante o evento os participantes terão também a oportunidade de realizar uma excursão, onde conhecerão aspectos históricos e culturais do país organizador.

A finalidade do evento, que este ano é realizado no marco das comemorações panamenhas do quinto centenário do descobrimento do Oceano Pacífico, é garantir a realização de uma competição amistosa, de engenho e criatividade, que reunirá os países ibero-americanos num encontro onde a linguagem comum é a matemática.

Retrospectiva
O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que o país iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram um total de 97 medalhas, sendo 50 de ouro, 36 de prata e 11 de bronze.

Além das medalhas recebidas, o Brasil conquistou em três oportunidades a Taça Porto Rico, troféu outorgado desde 1990 pela delegação de Porto Rico ao país de maior progresso na competição, e que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das equipes olímpicas.

A participação brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Matemática é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações, acesse: www.obm.org.br
     
 
Para mais informações, favor contactar:
Nelly Carvajal
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel. (21) 25295077
e-mail: obm@impa.br
-- 

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico, 
Rio de Janeiro (RJ), CEP:22460-320, Brasil
Tel: (55)(21)2529-5077 Fax:(55)(21)2529-5023
e-mail: obm@impa.br 
web site: www.obm.org.br 
 
Fonte: e-mail 

Nenhum comentário: