11 de agosto de 2010

Escolas Estaduais do RN participam de intercâmbio na Colômbia

Educadores potiguares partem de Natal, neste sábado (14), para conhecerem práticas bem sucedidas de promoção à leitura literária fora do Brasil. Cinco escolas estaduais do Rio Grande do Norte estão acertando os últimos preparativos para o intercâmbio que levará, na próxima segunda-feira (16), 41 professores de todo o Brasil à Colômbia.

Agendada para o período de 16 a 21 de agosto, a viagem é parte da premiação das unidades educacionais que venceram o concurso Escola de Leitores no ano passado. A iniciativa é uma ação do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, realizado, no RN, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. A experiência pretende apresentar aos professores as políticas de promoção da leitura daquele país, consideradas de vanguarda na América Latina. A Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura), instituição sem fins lucrativos situada em Bogotá, será a anfitriã do encontro. Além do Instituto C&A e da Asolectura, a organização do intercâmbio conta com a participação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), do Rio de Janeiro.

O concurso Escola de Leitores envolveu secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura nas cidades de Natal (RN), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O projeto foi criado com a finalidade de mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores nas redes públicas de educação e nas comunidades em que essas redes estão inseridas.

Durante a viagem, os educadores assistirão a uma palestra sobre cidadania, literatura e escola com o bibliotecólogo Didier Álvarez. O palestrante é especialista em Pedagogia Social e professor associado da Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia, localizada em Medellín, na Colombia.

A programação do intercâmbio prevê, ainda, o encontro dos professores com os escritores colombianos Yolanda Reyes, Francisco Montaña e Ivar Da Coll. Além disso, os educadores farão visitas a bibliotecas públicas e comunitárias de Bogotá. A parte a viagem à Colômbia, as escolas vencedoras do concurso Escola de Leitores recebem recursos financeiros para a implementação de projetos de leitura e para formação técnica. Um total de R$ 412 mil está sendo investido pelo Instituto C&A em projetos de promoção da leitura nas 22 escolas ganhadoras do concurso.

Vencedores do concurso Escola de Leitores no RN: Escola Estadual Hegésippo Reis (Nova Descoberta - Natal), Escola Estadual Professora Stella Gonçalves (Alecrim - Natal) ,Escola Estadual Clara Camarão (Felipe Camarão - Natal), Escola Estadual Isabel Gondim (Santos Reis - Natal) e Escola Estadual Maria Cristina (Parnamirim).

Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=21426

Nenhum comentário: