5 de novembro de 2009

Novidades da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2010

A Olimpíada de Língua Portuguesa, no próximo ano, terá sua segunda edição e manterá uma regra básica: dela só poderão participar alunos de escolas públicas, da segunda etapa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Outra regra mantida é que, para participar do concurso, os professores interessados precisam trabalhar uma sequência didática com toda sua turma, desenvolvendo a capacidade de seus alunos escreverem um dos gêneros textuais propostos.

Mas, mesmo conservando essas regras básicas, a Olimpíada estará cheia de novidades: uma delas é que poderão participar alunos de 7º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio que não estavam incluídos na primeira edição, em 2008.

Tradicionalmente, a Olimpíada - desde que era o Prêmio Escrevendo o Futuro - propunha três gêneros textuais para a escrita de alunos: poesia, memória e artigo de opinião. Agora, com duas novas séries participando, foi incluído mais um gênero, a crônica literária.

Para o próximo ano, a distribuição dos gêneros pelos anos escolares que poderão concorrer à Olimpíada em 2010 fica assim:

Poesia: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

Memórias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental

Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio

O convite para participação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em 2010 é estendido a todas as escolas públicas brasileiras.

Você, colega professor que trabalha com ensino de língua, é o principal convidado!

Fique atento para a abertura de inscrições!


* Com informações do www.escrevendo.cenpec.org.br

Fonte: http://diariodeumaprofessorinha.blogspot.com/

Nenhum comentário: