4 de novembro de 2008

Professora apodiense cria Academia Estudantil de Letras

A professora Rokátia Kleânia Lopes, da Escola Municipal Lourdes Mota, em Apodi, criou o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) como uma atividade extra-classe para incentivar nos alunos o gosto pela leitura e desenvolver neles valores humanos importantes na convivência social e individual. Nesta escola, ela é responsável pela sala de leitura e buscava alternativa de atrair os estudantes a freqüentá-la com mais intensidade.
"A sala de leitura da Escola Municipal Profª. Lourdes Mota vem buscando não ser uma biblioteca tradicional, cheia de livros empoeirados e de regras burocráticas, a que se vai para fazer pesquisa exigida pelo professor; nem uma biblioteca em que os livros, para não se estragarem, ficam trancados no armário. Procuramos fazer deste recinto um espaço diferente do resto da escola; um lugar sempre aberto, até na hora do intervalo, aprazível, onde os estudantes gostem de estar para ler, pelo simples prazer de ler. Daí surgiu a idéia de criar a AEL, que é uma iniciativa pioneira no Estado do Rio Grande do Norte", explica Rokátia Lopes.
A idéia surgiu ao conhecer a história de uma AEL criada em uma escola do interior de São Paulo. Depois de manter contato com a professora de lá, decidiu implementar na escola onde trabalha em Apodi numa iniciativa pioneira no Estado.
O Projeto da Academia Estudantil de Letras está sendo realizado desde maio deste ano, mas terá sua fundação com direito a solenidade presença dos patronos vivos neste mês de novembro, na própria escola, tendo o poeta mossoroense Antônio Francisco como patrono. No total são vinte integrantes entre estudantes (na faixa etária dos 13 aos 15 anos) que defendem cadeiras tendo como patronos escritores e poetas potiguares e dedicam-se a encontros semanais.
Benefícios
A criação da AEL muda a rotina da escola e passa a ser um exemplo referenciado até nacionalmente. O projeto já foi tema de matérias publicadas na área pedagógica e do ensino em revistas fora do Estado.
O mais importante, no entanto, são os benefícios e os resultados já trazidos com a iniciativa. "Sabemos que esse resultado virá a longo prazo, mas desde que começamos a nos reunir percebemos que o interesse pela leitura e literatura aumentou nos nossos alunos", explica a professora Rokátia. Entre os objetivos defendidos pela AEL estão o de desenvolver o gosto pela leitura nos alunos, conhecer e valorizar a cultura e a literatura potiguar e, em especial, a apodiense.

Nenhum comentário: