30 de setembro de 2009

Falta valorização do professor

Dados do Ministério da Educação mostram que os professores do futuro serão os maus alunos de hoje.
E aponta dados para comprovar isso: "Entre os alunos de Escola pública, a probabilidade de lecionar na Educação básica é de 7,27%, contra 4,57% dos alunos que estudaram parcialmente ou sempre em Escola privada. Um candidato com renda familiar de até 2 salários mínimos tem 7,88% de chance de escolher o magistério, mais que o triplo de um aluno na faixa acima de 30 mínimos (2,56%). De acordo com a Escolaridade da mãe, entre os filhos de mulheres que nunca estudaram, a probabilidade de ser professor é de 9,54%, contra 5,07% dos filhos de mulheres com curso superior."
Nos 10 países com melhores notas na avaliação internacional (PISA), os professores são selecionados entre os 30% melhores graduados.
O déficit no Brasil é de 200 mil professores. Com isso, qualquer pessoa pode ser professor, mesmo quem não tenha formação para isso.
Atualmente, o MEC veicula uma campanha na televisão mostrando a importância do professor e que ele é importante para o desenvolvimento do país. Pena que os governos não reconhecem isso. Com salários defasados, péssimas condições de trabalho, violência dentro da escola e falta de auto-estima, cada vez mais vemos as pessoas se afastarem dessa área tão nobre. Diariamente, o número de professores que pedem exoneração do seu cargo é grande. Encontram um emprego melhor, mesmo que não seja na sua área de formação.
Isso mostra que falta incentivo e uma política de valorização do professor. Eu não quero que meu filho seja aluno de um mau professor.

Gazeta do Oeste.

Fonte: http://erivanmorais.zip.net/

Nenhum comentário: