25 de setembro de 2009

Brasil é ouro e prata na olimpíada iberoamericana de matemática‏

Caros amigos(as) da OBM:
Envio o resultado do Brasil na Iberoamericana 2009.
DIVULGAÇÃO
Brasil é ouro e prata na olimpíada iberoamericana de matemática México (Santiago de Querétaro, México)
17 a 27 de setembro de 2009
O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 24ª.Olimpíada Iberoamericana de Matemática, que acontece de 17 a 27 desetembro na cidade de Santiago de Querétaro, México.
O estudante Renan Henrique Finder, de Joinville – SC, que atualmente estuda na cidade de São Paulo – SP, obteve medalha de ouro com 41 pontos sendo a maior pontuação da competição. Matheus Secco do Rio de Janeiro –RJ obteve também a medalha de ouro, enquanto Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales de Salvador – BA, que estuda em São Paulo e Marco Antonio Lopes Pedroso de Santa Izabel – SP conquistaram a medalha de prata.
A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é realizada desde 1985 com a colaboração dos Ministérios de Educação e de Sociedades de Matemática junto a um importante grupo de professores e alunos. Os objetivos principais da competição são: fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade iberoamericana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca de experiências entre os participantes. Este ano participaram dacompetição as delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até 4 alunos, totalizando 84 estudantes.
*Histórico do Brasil*
O Brasil participa desta importante competição desde 1985 conquistando desde então um total de 85 medalhas, sendo 46 de ouro, 29 de prata e 10 de bronze. A participação brasileira nestas competições é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa realizada nas modalidadesde ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas eprivadas de todo o Brasil que atualmente atinge cerca de 350 mil estudantes e que tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa emmatemática. A Olimpíada Brasileira é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq e do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.
*Informações:*
Assessoria de Comunicação**
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel: 21-25295077 Fax: 21-25295023
e-mail:obm@impa.br
-- Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico,Rio de Janeiro - RJ, 22460-320, Brasil
Tel: 55-21-25295077 Fax:55-21-25295023
e-mail: obm@impa.br
web site: www.obm.org.br

Nenhum comentário: