25 de junho de 2009

OBF-RN

Em 2008, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) foi realizada pela décima vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela segunda vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental. Em 2007, conseguimos pela terceira vez, em toda sua história, uma colocação nacional.
Um ponto interessante a ser mencionado é que ao contrário da olimpíada de matemática, que pode ser lecionada sem o auxílio de laboratórios, a física necessita fortemente deste meio, que é, infelizmente, colocado em segundo plano ou ignorado pela grande maioria das escolas governamentais e particulares, sejam por razões financeiras (escolas governamentais) ou por razões estratégicas (escolas particulares, onde o objetivo é o vestibular, o qual não exige conhecimentos experimentais).
A OBF é constituída de 3 etapas, a primeira etapa que aconteceu no dia 16/08/08, a segunda etapa no dia 20/09/08 e a terceira e última etapa que foi realizada no dia 01/11/08. Neste ano, nós da coordenação decidimos considerar a segunda etapa da OBF como sendo a prova da Olimpiada Potiguar de Fisica. Tal iniciativa, além de divulgar a OBF, possui o objetivo de incentivar e premiar os bons desempenhos dos potiguares, não deixando restrita a premiação a classificação destes à nivel nacional.
O Rio Grande do Norte é o estado na Região Nordeste com o menor número ade candidatos na OBF (em 2008, tivemos 2500 candidatos inscritos na 1 fase) e, em toda a história da OBF, obteve somente três vezes uma colocação à nível nacional. Por exemplo, dos 1381 candidatos para a terceira fase da OBF2008, somente 12 são do RN, enquanto temos 262 no Ceará, 108 em Pernambuco, 57 na Bahia, 27 no Piauí, etc. É importante salientar que de 2494 candidatos potiguares inscritos na 1 fase, somente estes 12 estudantes conseguiram ter a pontuação mínima para chegar à 3 fase da OBF2008. Um outro aspecto bem interessante é que nos 8 /9 e 1 anos, os primeiros lugares são de estudantes do interior e não da grande capital Potiguar, Natal. Mais especificamente ressalto que o 1 lugar do 8 /9 ano é um aluno de colégio municipal e de condições bem humildes. Menciono isto, pois recentemente, os veiculos de comunicacao divulgaram o feito de uma garota do interior do Estado, que irá participar do programa Soletrando do Luciano Hulk, que também vive em condições incipientes de aprendizagem.
O potencial destes estudantes deve ser aproveitado, ou melhor, alguma estratégia deve ser colocada em prática para que possamos desenvolver estes alunos excepcionais, caso contrário estes bons estudantes ficarão esquecidos e sem acesso às boas oportunidades, no futuro.
Infelizmente, a falta de apoio é tão grande que nenhum prêmio até o presente momento possuímos para estimulá-los no contínuo aprendizado de física.

O estado do RN começou a ter alunos premiados nas seguintes OBF:
• 2002 - 3 alunos premiados (sem informação detalhada sobre a classificação);
• 2003- 1 medalha de prata , 1 medalha de bronze, 4 menções honrosa
• 2004- 1 medalha de bronze, 1 menção honrosa;
• 2005- 1 medalha de prata, 1 medalha de bronze;
• 2006- 2 medalhas de bronze, 2 menções honrosa;
• 2007- 1 medalha de prata, 1 menção honrosa;
• 2008-1 medalha de ouro, 1 medalha de prata, 4 medalhas de bronze, 4 menções honrosa

Informção repassada por:

Coordenador - Adriano de Oliveira Sousa

Departamento de Física Teórica e Experimental - DFTE

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Nenhum comentário: