29 de maio de 2009

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Encerra-se em 31 de maio o prazo para indicações à Edição 2008 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, criado para contemplar pessoas ou entidades, cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

As indicações dos concorrentes somente poderão ser feitas por membro do Congresso Nacional e entregues na Secretaria da Comissão de Educação e Cultura (Câmara dos Deputados, Anexo II, Pavimento Superior, Ala C, sala 170).

As indicações devem ser apresentadas em forma de relato sintetizado da ação educativa desenvolvida, devidamente fundamentado, com dados qualificativos e informações comprobatórias de adequação dos indicados ao Prêmio;

O relato poderá ser acompanhado de material iconográfico e audiovisual ou qualquer outra espécie de material ilustrativo, que possibilite melhor caracterização da ação educativa;

É vedada a indicação para o Prêmio de ações educativas promovidas pelo Ministério da Educação em decorrência de seus programas de trabalho, exceto aqueles desenvolvidos em regime de parceria, ainda que tenham contado com apoio oficial expresso;

É vedada, também, a indicação de nomes de parlamentares que estejam em pleno exercício de seu mandato ou, ainda, de personalidades integrantes de conselhos ou colegiados vinculados ao Ministério da Educação.

Deputado Betinho Rosado indica Rokátia Kleania para o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação


Antes da viagem para o norte do país, o deputado Betinho Rosado fez a inscrição da professora da cidade de Apodi, Rokatia Kleania, para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido todos os anos pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Betinho baseou sua indicação em duas ações de iniciativa da educadora que fortalecem o ensino e incentivam a leitura.

“Rokatia mantém há quase três anos o blog Diário de uma Professorinha (diariodeumaprofessorinha.blogspot.com), onde publica informações ligadas as áreas educacional e de conhecimento gerais, dicas sobre gramática e língua portuguesa, curiosidades, entre outros temas. Com este mesmo objetivo fundou e preside, desde dezembro de 2008, a Academia Estudantil de Letras Poeta Antonio Francisco, da escola municipal Professora Lourdes Mota, a primeira AEL (aelapodi.blogspot.com) fora da cidade de São Paulo, onde a concepção nasceu, baseada no funcionamento das Academias de Letras”, argumentou o Deputado.

O Prêmio Darcy Ribeiro será entregue em outubro a três dos indicados por Deputados e Senadores que forem inscritos até este sábado, dia 30 de maio.
Fonte: http://www.apodibaixodopano.blogspot.com/
Foto da Professora Rokátia: http://diariodeumaprofessorinha.blogspot.com/

Parabéns a professora Rokátia pelo incentivo e agora o reconhecimento. Quem sabe Apodi não tenha este prêmio.

Nenhum comentário: