19 de maio de 2008

RN contará com Academia Estudantil de Letras

APODI - A cidade de Apodi acompanhará a instalação de mais um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte.


Trata-se da primeira Academia Estudantil de Letras do Estado, projeto que será instalado na Escola Municipal Professora Lourdes Mota, em solenidade marcada para o dia 30 de maio.
A proposta consiste na reunião de um grupo de jovens estudantes interessados no estudo de literatura e na prática de leitura, a partir da adaptação de uma autêntica Academia de Letras.
"Os estudantes terão que escolher patronos e ocuparem cadeiras literárias, realizarão estudos literários, participarão de reuniões acadêmicas e passeios culturais a teatros, museus e bibliotecas, além de organizarem e apresentarem seminários sobre os seus autores. Os integrantes do projeto realizarão também saraus, dramatizações e concursos culturais e literários", destaca a professora Rokátia Kleânia idealizadora do projeto.
Segundo Rokátia, o projeto terá ainda o objetivo de imortalizar os patronos, ícones da literatura, que serão parâmetros para a continuidade do projeto, que será renovado com a integração de novos alunos no decorrer do andamento do curso de cada estudante.
"A transição será garantida a partir da acomodação de suplentes", reforça Rokátia.
Tendo como um dos principais objetivos a valorização da literatura e cultura potiguar, o projeto definiu como patrono maior o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo, mossoroense, qualificado como um dos principais expoentes da literatura popular do Rio Grande do Norte.
Para que a iniciativa ganhe força e possa alcançar seus objetivos, a coordenação encaminha os primeiros contatos na busca por parcerias que venham a garantir a projeção e longevidade de ações culturais integradas.
Parabéns a professora Rokátia pelo trabalho da Academia e também das correspondências do Gerson Lopes.
Fonte: Jornal o mossoroense

Nenhum comentário: