13 de agosto de 2014

Brasileiro receberá o mais importante prêmio de matemática do mundo

Artur Ávila vai receber a Medalha Fields durante congresso em Seul.
Ele é considerado um dos mais talentosos matemáticos de sua geração.


Pela primeira vez, um brasileiro vai receber a Medalha Fields, o mais importante prêmio de matemática do mundo.
Artur Ávila já está em Seul, capital da Coreia do Sul, onde vai receber o prêmio durante o Congresso Internacional de Matemáticos. Aos 35 anos, ele é considerado um dos mais talentosos da sua geração.
Ganhou a primeira medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, quando tinha 13 anos. Três anos depois foi ouro na Olimpíada internacional. E vieram muitas outras premiações.
Ávila é carioca e hoje vive na França, onde trabalha como diretor do Centro de Pesquisa Científica, órgão do governo francês. Mas ainda mantém vínculo com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com sede no Rio de Janeiro. Foi lá que terminou o doutorado aos 22 anos de idade.
“Esse instituto está dedicando enormes esforços a descoberta de talentos para matemática através de programas de Olimpíadas nacionais, que estão abrindo caminho para muitos meninos e meninas para alcançar posições relevantes no cenário científico internacional”, afirma Artur Ávila.
Artur Ávila é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields e também o único na América Latina. Considerado o ‘Nobel da Matemática’, a premiação é feita apenas a cada 4 anos para concorrentes de até 40 anos de idade.
“Aos 15 anos, fiquei bem focado em me preparar e fui desenvolvendo um entusiasmo de início pelas Olimpíadas de Matemática e depois fui criando certa vontade de tentar seguir na matemática através do Impa. Fiz doutorado, depois fui direto para a carreira de pesquisador, sem nenhuma grande dúvida”, contou Artur Ávila.
A premiação em Seul será às 2h, no horário de Brasília. Além de Artur, outros três matemáticos vão receber a medalha.

Nenhum comentário: