19 de janeiro de 2014

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática participam da 17ª Semana Olímpica

Os estudantes estarão reunidos em Florianópolis para iniciar o processo de seleção para participar das olimpíadas internacionais de matemática
Os estudantes medalhistas da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática estarão reunidos para participar da 17ª Semana Olímpica. O evento, a ser realizado entre os dias 19 e 25 deste mês, na cidade de Florianópolis (SC), dará inicio ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática. 
O encontro, que já se tornou tradicional, ocorre todo ano sempre em diferentes cidades do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o país. Além das aulas, há palestras que apresentam outras olimpíadas para os estudantes, entre elas a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), o que acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.
Como encerramento final das atividades, será realizada, na sexta-feira (24), a Cerimônia de Premiação da 35ª OBM, ocasião na qual serão premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze.
A Semana Olímpica, evento realizado desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que tem por objetivos estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino, identificar talentos entre os participantes e selecionar as equipes que representam o país em competições internacionais do gênero.
A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Informações:Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel: (21) 2529-5077
e-mail: obm@impa.br
                                                                             
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico, 
Rio de Janeiro (RJ), CEP:22460-320, Brasil
Tel: (55)(21)2529-5077 Fax:(55)(21)2529-5023
e-mail: obm@impa.br 
web site: www.obm.org.br  

Fonte: recebido por e-mail

Nenhum comentário: