1 de junho de 2013

Estudantes brasileiros vão ao Paraguai para disputar Olimpíada de Matemática do Cone Sul

A competição internacional reúne estudantes de oito países latino-americanos.

Um grupo de estudantes brasileiros viaja no próximo domingo (2) para Assunção no Paraguai para competir na 24ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. O evento, que acontece até o dia 7 de junho, conta com a participação das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. 

Cada país participante estará representado por uma equipe de até quatro estudantes de até 16 anos e dois professores líderes. O time brasileiro está formado pelos estudantes: Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Santana Rocha (RJ), Murilo Corato Zanarella (SP) e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (SP). Eles foram premiados na 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2012 e selecionados por meio da aplicação de provas e listas de exercícios, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional. Os estudantes serão acompanhados pelos professores Fabio Brochero Martínez (MG) e José Armando Barbosa (CE).

A olimpíada busca proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino básico de diversos países latino-americanos.

Durante as provas, realizadas individualmente nos dias 4 e 5 de junho, os participantes terão 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Na premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.

“Esta competição é muito importante, pois permite aos estudantes mais jovens a possibilidade de ter um primeiro contato com as competições internacionais de matemática, além de proporcionar o convívio fraterno com estudantes de outros países que têm interesses similares”, explica o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor Carlos Gustavo Moreira.
  
A participação do Brasil na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes que representam o Brasil em competições internacionais do gênero.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).


Para outras informações visite: www.obm.org.br


Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel. (21) 25295077
e-mail: obm@impa.br
-- 
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico, 
Rio de Janeiro - RJ, 22460-320, Brasil
Tel: 55-21-25295077 Fax:55-21-25295023
e-mail: obm@impa.br 
web site: www.obm.org.br  


fonte: recebido por e-mail

Nenhum comentário: