27 de fevereiro de 2012

CANGURU SEM FRONTEIRAS

CANGURU MATEMÁTICO - CANGURU SEM FRONTEIRAS

Neste ano, a AOBM organizou também um concurso matemático, O Canguru Sem Fronteiras. O canguru é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovenia. Atualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo. Informações podem ser encontradas no site www.math-ksf.org

  • Níveis diferenciados: E (4o. e 5o. anos), B(6o. e 7o. anos), C(8o. e 9o. anos), J(1a. e 2a. séries EM) e S(3a.série EM)
  • Testes objetivos, cinco alternativas, questões em ordem de dificuldade crescente (primeiro terço da prova, questões fáceis; segundo terço, médias e terceiro terço, mais difícies)
  • Problemas criativos e recreativos, adequados aos níveis de escolaridade e, numa boa parte da prova, acessíveis à maioria dos estudantes. As provas são elaboradas por uma equipe internacional de professores e matemáticos.
  • Duração: 1hs:30 min (nível E) e 2:00hs (demais níveis)
  • Serve como auto-avaliação individual das habilidades matemáticas, mais do que comparação com outros estudantes de outras escolas (não serão divulgados resultados nacionais nem haverá premiação nacional)
  • Pode servir como treinamento para as provas regulares da OBM
Fonte: http://www.obm.org.br/opencms/competicoes/internacionais/canguru-matematico.html



Estão abertas as inscrições da Olimpíada Canguru sem fronteiras Brasil até o dia 29/02/2012.
Veja mais detalhes no link
Clique para ver o Regulamento da Canguru 2012

Nenhum comentário: