29 de julho de 2011

Brasil conquista medalhas de Prata e Bronze na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)

O Brasil obteve um excelente resultado este ano na 52a. Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que acontece até o dia 24 de julho na cidade de Amsterdã na Holanda, conquistando três medalhas de prata e três de bronze. Os estudantes: André Macieira Braga (Belo Horizonte – MG), João Lucas Camelo Sá (Fortaleza – CE) e Henrique Fiúza do Nascimento (Brasília – DF), conquistaram as medalhas de prata, enquanto Débora Barbosa Alves (São Paulo – SP), Maria Clara Mendes Silva (Pirajuba – MG) e Gustavo Lisbôa Empinotti (Florianópolis – SC) conquistaram medalhas de bronze. Com este resultado o Brasil classificou em vigésimo lugar entre os países participantes.

Considerada pela Unesco como a competição mais importante da área, a IMO contou este ano com a participação de 101 países reunindo 564 estudantes, entre 14 e 19 anos, mais talentosos do mundo no assunto. O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores Nicolau Corção Saldanha (Rio de Janeiro – RJ) e Eduardo Tengan (São Carlos – SP).

Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4 horas e meia de prova. A resolução destes problemas requer mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

Brasil e as medalhas na IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é realizada desde 1959. O Brasil participa da competição desde 1979 conquistando desde então um total de 96 medalhas, sendo oito de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.


A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).


Informações:

Nelly Carvajal – Assessoria de Imprensa

Tel: 21-25295077 – Fax: 21-25295023

e-mail: obm@impa.br

Enviado por e-mail.

Nenhum comentário: