22 de maio de 2010

Museu abre as portas para o mundo da ciência

Uma verdadeira viagem pelo mundo do conhecimento científico. É o que propõe o mais novo espaço do museu Câmara Cascudo, batizado de “Parque da Ciência”. Aberto a visitação desde julho de 2009 para alunos de escolas públicas e particulares, a mostra tem como objetivo desafiar a curiosidade e estimular a pesquisa. O passeio tem duração aproximada de duas horas e meia, e segue um roteiro escolhido pelo grupo durante o agendamento. Os roteiros disponíveis influenciam na interação dos visitantes com os três ambientes temáticos - Espaço da Vida (Biologia), Física Interativa e Química em Cena.

Divulgação
O Parque da Ciência é a principal atividade do Núcleo de Educação para Ciência (NEC), da UFRN, que tem como objetivo a difusão científica e tecnológica. A idéia foi apresentada pela primeira vez durante a edição de 2005 da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) e foi posto em prática no ano seguinte. A partir de uma reforma estrutural e com a instalação de novos equipamentos, a interatividade com os visitantes ganhou nova dimensão.

Os espaços são divididos por tema. No ‘Espaço da Vida’, por exemplo, os alunos tem contato com aquários para animais de água doce e salgada, amostras de vegetais e suas estruturas, exemplares de animais invertebrados, crânios de primatas primitivos e modernos, modelos do DNA, é um pouco do que os visitantes encontrarão no ambiente interativo da biologia. Além disso, microorganismos podem ser visualizados em microscópios e lupas microscópicas.

Já no espaço ‘Física Interativa’, o público tem contato com experimentos e demonstrações descontraídas sobre mecânica, termologia, eletricidade, magnetismo e óptica. A proposta do “Física Interativa” é oferecer interação com o conhecimento de uma maneira diferente da vivenciada no ambiente formal da sala de aula ou do laboratório escolar.

A área batizada de ‘Química em Cena’ apresenta diversos experimentos que facilitam a aprendizagem dos conceitos da disciplina, além da peça teatral “O Show da Química” e de jogos, vídeos e modelos moleculares. As visitas de grupos escolares devem ser agendadas através do e-mail parquedaciencia@mcc.ufrn.br ou pelo número (84) 3215 4192.
Tribuna do Norte


Retirado do blog: http://erivanmorais.zip.net/

Nenhum comentário: