9 de outubro de 2009

OURO PARA O BRASIL!

Equipe olímpica do Brasil conquista três medalhas de Ouro e uma de Bronze em Olimpíada Universitária de Matemática realizada na Colômbia

O Brasil teve um ótimo desempenho na I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática – CIIM , realizada entre os dias 4 e 10de outubro na cidade de Bogotá, Colômbia, conquistando ao todo 3 medalhas de ouro e uma de bronze. O estudante brasileiro Ramon Moreira Nunes, de Fortaleza – CE, conquistou a medalha de Ouro Especial na competição. A distinção corresponde a um prêmio especial outorgado somente aos melhores colocados dentre os ganhadores de medalha de ouro. Raphael Daigo Hirama de Campinas – SP e Edson Augusto Bezerra Lopes de Fortaleza – CE também conquistaram medalhas de ouro, enquanto Felipe Gonçalves Assis de Campina Grande – PB conquistou medalha de Bronze. Acompetição, realizada pela primeira vez este ano, contou com a participação de 55 estudantes e reuniu delegações de 6 países.
O Brasil foi representado por uma equipe de 4 estudantes liderados pelo professor Rodrigo Villard Milet, do Rio de Janeiro – RJ. Da competição também participaram as equipes olímpicas da USP de São Paulo e doInstituto Militar de Engenharia – IME.
A I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática tem a finalidade de incentivar o estudo da matemática e a excelência a cadêmicana comunidade universitária iberoamericana, melhorando as capacidades científicas através da motivação e a competitividade internacional, ajudando assim ao desenvolvimento social, cultural e econômico dos países iberoamericanos.
A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.

Veja todos os resultados dos estudantes brasileiros

Equipe Olímpica do Brasil
Ramon Moreira Nunes - Medalha de Ouro Especial
Rafael Daigo Hirama - Medalha de Ouro
Edson Augusto Bezerra Lopes - Medalha de Ouro
Felipe Gonçalves Assis - Medalha de Bronze

Equipe Olímpica da Universidade de São Paulo - USP
Gabriel Ponce - Medalha de Prata
Rodolfo Collegari - Medalha de Bronze

Equipe Olímpica do Instituto Militar de Engenharia - IME
Thomás Yoiti Sasaki Hoshina -Medalha de Prata
Diego Andrés de Barros Lima Barbosa - Medalha de Bronze
Jordan Freitas Piva - Medalha de Bronze
Kellem Corrêa Santos - Medalha de Bronze

Mais informações: Assessoria de Imprensa
Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel: 21-25295077 Fax: 21-25295023
e-mail:obm@impa.br
web site: www.obm.org.br
--
Atenciosamente, Sonia de Souza S. de Melo
Secretária da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM
Tel.: (21) 2529-5189Fax (21) 2529-5023 http://www.obm.org.br/
cadastro.obm@impa.br

Nenhum comentário: