30 de setembro de 2008

Brasil conquista o primeiro lugar na Olimpíada,Ibero Americana de Matemática

Brasil conquista o primeiro lugar na Olimpíada Ibero Americana de Matemática
O Brasil obteve duas medalhas de Ouro e duas de Prata, e foi oprimeiro colocado entre 21 países participantes. (Salvador, Bahia) 20 a 28 de setembro de 2008
O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 23ª.Olimpíada Ibero Americana de Matemática, que aconteceu de 20 a 28 desetembro na cidade de Salvador – Bahia.
O time brasileiro obteve também a maior pontuação total da competiçãoficando em primeiro lugar com 155 pontos.
Os estudantes: Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador – Bahia que atualmente estuda na cidade de São Paulo – SP obteve a medalha de ouro atingindo a pontuação máxima da prova com 42 pontos, enquanto Ramon Moreira Nunes de Fortaleza – CE também conquistou a medalha de ouro com39 pontos. Os responsáveis pelas medalhas de prata foram Régis Prado Barbosa, de Fortaleza ­– CE e Renan Henrique Finder de Joinville – SC que atualmente estuda na cidade de São Paulo – SP.
A Olimpíada Ibero Americana de Matemática é realizada desde 1985 com a colaboração dos Ministérios de Educação e de Sociedades de Matemática junto a um importante grupo de professores e alunos. Os objetivos principais da competição são: fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidadeibero americana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca experiências entre os participantes. Este ano participaram da competição as delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até 4 alunos, totalizando 81 estudantes.
Brasil e as medalhas na Ibero Americana. O Brasil participa desta importante competição desde 1985 conquistando desde então um total de 81 medalhas, sendo 44 de ouro, 27 de prata e 10 de bronze.
A participação brasileira nestas competições é organizada através daOlimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa realizada nas modalidadesde ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil que atualmente atinge cerca de 350 mil estudantes e que tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. A Olimpíada Brasileira é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada(IMPA) e conta com o apoio do CNPq, Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.

Nenhum comentário: