20 de fevereiro de 2008

E-mail Falso Cuidado

Recebi o e-mail que está descrito abaixo, leia. Se você receber não abra é um vírus.

INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA‏

Procuradoria Regional da Justiça da 12ª RegiãoCoordenação de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos – CODIN
PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO N.º 324/2008Assunto: INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA
O MINISTÉRIO PÚBLICO DA JUSTIÇA, no desempenho de suas atribuições institucionais, com fundamento nos artigos 127 e 129, inciso VI da Constituição Federal e artigo 8º, inciso VII, da Lei Complementar n.º 75, de 20 de maio de 1993, INTIMA Vossa Senhoria a comparecer nesta Procuradoria Regional do Trabalho, no dia 25 de fevereiro de 2008, às 10:30 horas, a fim de participar de audiência administrativa, relativa ao procedimento investigatório em epígrafe, em tramitação nesta Regional, conforme despacho em anexo.
ANEXO DESPACHO (194k)
ANEXO INTIMAÇÃO (214k)
2008.02.17 - Intimação 1627-03 - UFSC - Página 1 de 1
Powered by MPS Informática - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 800 x 600 ou superior e Internet Explorer 6.0 ou Superior.


Entrei em contato com o órgão responsável e tive a seguinte resposta:

Boa tarde,
Com referência a sua mensagem, há um aviso em destaque na página eletrônica da Procuradoria Geral da República.

Trata-se de um típico mail "phishing scam"(mail falso), enviado geralmente com intuito não lícito.
Reproduzimos abaixo matéria publicada no site da PGR, explicando o acontecido e orientando como proceder nesses casos.
MPF não envia e-mails
6/2/2008 18h41
Orientação é não abrir as mensagens eletrônicas, não clicar nos links e apagá-los imediatamente.
O Ministério Público Federal não envia e-mails para fazer intimações nem para divulgar o brasão do MPF, que não existe. Algumas pessoas entraram em contato com a Procuradoria Geral da República, informando que receberam correios eletrônicos em nome do MPF com supostas intimações para comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios. Na verdade, trata-se de e-mails maliciosos em que, ao clicar no link do tipo "clique aqui", um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito.
Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não clique nos links e os apague imediatamente.
De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil (Cert), as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.
Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de "fishing") vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde "iscas" (e-mails) são usadas para "pescar" senhas e dados financeiros de usuários da internet.
Atenciosamente,
Coordenadoria de Comunicação e Informação - CCI
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC/MPF
Tel: 3031-6009
Fax: 3031-6112
pfdc@pgr.mpf.gov.br
Contato: Helena Lúcia, Marlene e Wilson

Nenhum comentário: